Com 43 anos, casado, natural da Mealhada onde reside, congrega grande atividade cívica e social na região onde se insere. Antigo autarca, antigo jornalista e editor, antigo diretor-geral de uma escola profissional, empresário, escuteiro com responsabilidades regionais e nacionais, é Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e Vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada. Diz acreditar que o Serviço à sua comunidade é a principal obrigação de um cidadão.
Contacte-me O meu CV
Em 15 de outubro de 2013 fui nomeado Diretor-geral da Escola Profissional Vasconcellos Lebre – estabelecimento de ensino profissional fundado em 1991 e propriedade de uma empresa com capital maioritariamente municipal e da Caixa de Crédito Agrícola Bairrada Aguieira.
Desde fevereiro de 2012 sou sócio da empresa Casa de Castela Canilho, Lda, que administra o Restaurante Residencial Hilário, um negócio fundado em 1973 pelos meus avós maternos, onde trabalhei, juntamente com os meus pais e irmão, de julho de 2012 a outubro de 2013.
Presido, desde janeiro de 2013, à direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, a maior associação do concelho da Mealhada em número de sócios, que gere um corpo de bombeiros voluntários fundado em 1927.
Escuteiro do Corpo Nacional de Escutas (a maior associação juvenil do país, com 4600 crianças, jovens e adultos na diocese de Coimbra) desde 1992, tornei-me dirigente em fevereiro de 2014. Fui membro executivo da Junta Regional de Coimbra (2013 a 2017) e diretor da Flor-de-Lis (a mais antiga revista portuguesa ainda em publicação) de 2017 a 2020.
Nasci a 26 de março de 1979, em Coimbra, mas desde os primeiros dias que resido em Sernadelo, freguesia e concelho da Mealhada, distrito de Aveiro. Sou casado. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra (antes de Bolonha). Frequento, desde outubro de 2022, o MBA para Executivos (Master Business Administration) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Ver CVComecei a minha vida profissional como diretor editorial do Jornal da Mealhada, a que se somou o Jornal Frontal e a revista Via. Fui gerente da Casa de Castela Canilho, Lda (empresa familiar de restauração e alojamento local) e diretor-geral da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada. Fui eleito vereador da Câmara Municipal da Mealhada, Serviço que cumpri de 2017 a 2021, a tempo inteiro. Mas ao longo da vida, fui acumulando várias experiências, como voluntário em áreas muito diferentes.
Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Mealhada de 30 janeiro 2020 a 25 de janeiro de 2023, depois de ter sido secretário da Comissão Restrita (de 3 junho 2014 a 30 janeiro 2020) e membro da Comissão Alargada (de 28 dezembro 2007 a 24 março 2014). As CPCJ definem-se como instituições oficiais não judiciárias, com autonomia funcional, que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.
Exercício de responsabilidades autárquicas municipais a tempo inteiro, eleito pelo Partido Socialista, com competências e pelouros atribuídos nas áreas da Ação Social, da Cultura, do Turismo, da Juventude, e com responsabilidades de gestão do Espaço Inovação e da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (como gerente desta empresa municipal até Junho de 2020). Apoio ao Presidente da Câmara Municipal da Mealhada em todas as matérias de Segurança e Proteção Civil.
A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada é uma instituição fundada em 1906 com valências sociais de Hospital, Educação, Geriatria e Ação Social, sendo o maior empregador do concelho da Mealhada. Desde 11 janeiro 2017 que desempenha as responsabilidades de Vice-Provedor, depois de ter sido membro do Conselho Fiscal de 9 janeiro 2014 a 11 janeiro 2017.
Diretor da revista Flor de Lis (de janeiro 2017 a fevereiro de 2020) de que é colaborador desde 2006. A revista Flor-de-Lis é o Órgão oficial do Corpo Nacional de Escutas, e é a mais antiga publicação periódica ainda hoje editada em Portugal.
Em 15 de outubro de 2013 nomeado Diretor-geral da Escola Profissional Vasconcellos Lebre - estabelecimento de ensino profissional fundado em 1991 e propriedade de uma empresa com capital maioritariamente municipal e da Caixa de Crédito Agrícola Bairrada Aguieira. Responsabilidade de gestão global – económico-financeira, administrativa, pedagógica e disciplinar – de estabelecimento de ensino e formação profissional com grande notoriedade e sucesso.
Em junho de 2013 empossado Secretário Regional para o Programa Educativo, e em 2016, assume as funções de Secretário Regional para o Plano e Ação, enquanto membro executivo, em dois mandatos, da Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas (a maior associação juvenil do país, com 4600 crianças, jovens e adultos na diocese de Coimbra).
Preside, desde janeiro de 2013, à direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, a maior associação do concelho da Mealhada em número de sócios, que gere um corpo de bombeiros voluntários fundado em 1927. De 18 março 2019 a 10 abril 2021 foi Presidente da Direção da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro.
Fui professor voluntário na Universidade Sénior Cades da Mealhada (no ano lectivo 2012/2013), ministrando a disciplina de História Local a cerca de 30 alunos.
Sócio da empresa Casa de Castela Canilho, Lda, que administra o Restaurante Residencial Hilário, um negócio fundado em 1973 pelos avós maternos - com estabelecimento de restauração e bebidas, com alojamento local, empreendimento turístico e albergue de peregrinos, localizado na famosa ‘Milha Dourada’ da restauração mealhadense -, onde trabalhou, juntamente com os pais e irmão, de julho de 2012 a outubro de 2013. De 31 de Agosto de 2015 a 15 de Julho de 2017 exerceu nesta mesma empresa responsabilidades como Sócio-Gerente.
De janeiro de 2005 a dezembro de 2012, exerci as funções de Diretor do Jornal da Mealhada, e possuindo carteira profissional de jornalista (TE 363). O Jornal da Mealhada é uma publicação fundada em 1985, até 2013 foi propriedade da empresa JM - Jornal da Mealhada, da qual fui sócio desde 2008 e sócio-gerente de janeiro de 2009 até janeiro de 2012. Em maio de 2009, fundámos o jornal FRONTAL, quinzenário dos concelhos de Mortágua e Penacova, e, ainda, a revista VIA, publicação cultural de divulgação histórica. Assumindo a direção editorial destas duas novas publicações e do site informativo (www.jornaldamealhada.com), coordenei toda a parte editorial da empresa.
Ingressei, em Outubro de 1997, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde concluí a minha licenciatura em Direito. No ano de 2007/2008 - estando já a trabalhar como Diretor do Jornal da Mealhada - iniciei a primeira fase do meu Estágio em Advocacia no Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados. Em Setembro de 2008 iniciei o Curso de Mestrado - 2.º Ciclo de Estudos Superiores - em Ciência Política, na Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro. Mais tarde, em Setembro de 2011, frequentei o Curso de Mestrado - 2.º Ciclo de Estudos Superiores - em Administração Pública, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. No entanto, não concluí qualquer destes cursos. Com o objetivo de dar continuidade à minha evolução académica, frequento, desde outubro de 2022, o MBA para Executivos (Master Business Administration) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Ingressei, em Outubro de 1997, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde concluí a minha licenciatura em Direito.
Fiz todo o meu percurso escolar na Escola Pública. Na Escola Primária de Sernadelo (Escola Leonarda Cerveira de Melo), depois na EB 2,3 da Mealhada - que chegou a chamar-se, na altura, Emídio Navarro -, e, ainda, na Escola Secundária da Mealhada, onde concluí o ensino secundário, o CSPOPE (Curso Predominantemente Orientado para o Prosseguimento de Estudo) de Artes, com a média final de 18 valores.