«Também conhecido como o dia Wesak em algumas partes do mundo, Vesak Day é um dos maiores dias do ano no calendário budista e é comemorado pelos budistas de todo o mundo. O dia marca o nascimento, iluminação e morte de Buda e é um dia de grandes celebrações. É tradicional limpar a casa e decorá-la na preparação para as festas que começam de madrugada e continuam durante todo o dia com os serviços religiosos, reuniões de oração, sessões de meditação e procissões.
Vesak é o dia mais sagrado do budismo, uma temporada de especial significado para todos os budistas ao redor do mundo. A Lua Cheia de Vesak é o mais santo de todos os dias de lua cheia. Neste dia é comemorado o nascimento, a iluminação e a morte de Buda.» AQUI
Hoje, 27/28 de Maio ocorre a lua cheia do mês lunar Vesakha. Terá sido neste dia (na Lua Cheia de Vesakha) que terá nascido o príncipe Siddhartha, em Lumbini, em Kapilavastu (no Nepal moderno). Siddharta que mais tarde se tornaria Buda (ascendendo à árvore Bodhi), ascensão essa que terá ocorrido precisamente na Lua Cheia de Vesakha. Foi também na Lua Cheia de Vesakha que Buda morreu, em Kusinara.