.
… como toda a gente sabe, DIA MUNDIAL DA CRIANÇA. Sobre isto estará tudo dito, apesar de estar muito pouco feito… Para reflectir neste dia em que transformamos as nossas crianças em “pequenos ditadores” interessava ver isto.
Veio à memória que no editorial do Jornal da Mealhada de 24 de Janeiro de 2007 escrevemos isto:
«Esse Estado social, que deveria ser de garantia, tem um problema fundamental. Não sabe o que fazer a quem não produz. Não sabe o que fazer com as crianças, que maltrata, que deixa morrer de pancada. Permite que certos condomínios recusem arrendamento a casais com filhos pequenos. Não sabe o que fazer com os deficientes, que ignora, que desampara. Não sabe o que fazer com os idosos, que amontoa em lares, onde “já não servem para nada”…
Barrie, no seu conto “Peter Pan”, contava a história da Terra do Nunca, um lugar onde as crianças, livres e por sua conta e risco, não cresciam… Às vezes parece mesmo que esse Estado social, que deveria ser de garantia, preferiria que houvesse uma Terra do Nunca, mesmo até para as crianças que não nasciam. Bem longe daqui. Longe da vista e do coração.»
*
* * *
*
Mas hoje é também o DIA MUNDIAL DO CIGANO e o DIA NACIONAL DO SOBREIRO E DA CORTIÇA. Evoca-se também SÃO JUSTINO, o padroeiro dos filósofos!