Tenho ideia de que a Campanha Presidencial de Maria de Lurdes Pintassilgo, em 1986, teve, efectivamente, uma grande adesão na Mealhada. É assinalável o número de pessoas que me dá conta de – já nessa altura – em voto de protesto, terem saído das candidaturas apoiadas pelos partidos e decidido apoiar as mais independentes. O fenómenos tem, por isso, pelo menos, trinta anos… Para a história fica esta fotografia, de Rui Ochoa, o grande fotografo do Expresso, tirada em frente ao Mercado Municipal da Mealhada, em Janeiro de 1986. Se não reconhecêssemos a paisagem reconheceríamos no canto inferior esquerdo os amigos Jorge Lopes e Paulo Cesário…
Eu, apesar dos meus 5 anos, não estaria nesta foto, até porque lá em casa a família toda votou Freitas do Amaral… apesar de eu e o meu irmão andarmos a cantar que o senhor tinha ‘o cu a cheirar mal’…
O meu avô Hilário era um grande admirador do Freitas do Amaral – que nessa altura e ainda hoje é cliente do restaurante – e o resto da família apoiava o candidato do PPD. Pintassilgo não passou à segunda volta… Freitas venceu a primeira, mas perdeu à segunda… para Mário Soares.