O Chefe de Estado presidiu às cerimónias militares de evocação da batalha. Cavaco Silva proferiu um discurso aparentemente simples e circunstancial. Quando terminou, os jornalistas presentes garantiram: Não disse nada de especial, para além de um apelo final à união em benefício da segurança e do desenvolvimento da Pátria! Ao ouvir isto, alguém do staff do presidente esboçou um enigmático sorriso. Seria necessário fazer uma leitura mais atenta, antes de tirar ilações…
Cavaco Silva é um homem hábil e profundamente metódico. O que disse no Bussaco, não se percebe de uma só leitura. O Comandante Supremo das Forças Armadas Portuguesas falou à Nação e disse muito mais do que à primeira vista foi entendido. Não se ouviu, nas televisões uma palavra proferida no Bussaco. O discurso ainda não está disponível no sitio da presidência. Cavaco arriscou e disse muito mais do que seria de esperar. Mesmo que muito poucos o tenham entendido. Talvez tenha falado para memória futura.
Com Aníbal Cavaco Silva, NADA acontece por acaso! Absolutamente nada. E esta é uma garantia verificável em todas as 'dúvidas' de um dia grande para o concelho da Mealhada, de Penacova e de Mortágua.