11 de Março, quarta-feira
11M (1) – Há muitos ‘Onzes-de-Março’ para assinalar… O de 1975, por exemplo, um contra-golpe das forças de direita em Portugal, falhado, que viria a fazer crescer a opressão das forças de esquerda sobre o sistema político, a vida ecnómica… fazendo crescer o PREC – Processo Revolucionário Em Curso – que só viria a ser tratado com o 25 de Novembro.
11M (2) – O 11 de Março de 2004, com o Atentado sobre a Estação de Atocha, em Madrid, sangrento, terrível, nojento, no coração da Espanha e da Europa. Um atentado que foi um duro golpe sobre as democracias e acima de tudo sobre os sitemas políticos. Tratou-se de um atentado que mostrou que é possível virar um povo ao contrário, por sms, e fazer eleger para presidente do Governo Espanhol alguém que não teria sido eleito se não fosse este atentado, dias antes da eleição.
CABO VERDE (2) – Os amigos de Cabo Verde responderam aos meus mails e estão bem. Ainda bem para todos!
NEOSSEXUAL – Lido no Expresso: «Segundo um estudo encomendado pela Axe, elas preferem um homem capaz de encontrar um equilíbrio entre a virilidade e a sensibilidade. Que realce o seu lado mais forte e tradicional mas sem receio de ser sensível e emocional. Chamam-lhe neossexual e é o preferido de 80 por cento das 2800 mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos, inquiridas pela empresa de estudos de mercado argentina Datos Claros em 14 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia.
“É possível perceber que as mulheres, que dedicam tempo e energia a cuidar do corpo e da aparência física – para desenvolver o seu papel da mulher no jogo de sedução – recusem homens que decididamente entram na área do extremo cuidado corporal e se posicionam no jogo de sedução, que pertence às mulheres”, explica um dos autores do estudo, o sociólogo colombiano Jaime Carmona.
Segundo o trabalho, no lugar do metrossexual, que abraçou atitudes antes apenas reservadas às mulheres, está a emergir uma nova identidade masculina, que passa pela recuperação de alguns valores do passado. “O neossexual é um homem que resgata as suas raízes mais viris mas que não proíbe o lado afectivo. Um homem síntese dos modelos anteriores que, seguindo o seu instinto, está à altura das necessidades da mulher actual”.
Símbolo desta nova masculinidade é o cabedal, popularizado em ícones como James Dean ou Elvis Presley. Este material representa a mistura de firmeza e flexibilidade, de tradição e modernidade, que se espera do homem neossexual.»