CONCELHO DA MEALHADA
PSD ganha eleições no concelho da Mealhada
Bruno Coimbra é deputado da Nação
O PSD foi, no país, no distrito e no concelho da Mealhada, o partido mais votado nas eleições legislativas do passado domingo, 5 de junho. Pedro Passos Coelho, o presidente do PSD já foi convidado a formar Governo e Bruno Coimbra, lusense, foi eleito deputado da Nação – candidatava-se em 7.º lugar na lista do PSD, que elegeu oito deputados. O concelho da Mealhada volta, assim, a ter um munícipe (o sexto desde o 25 de Abril) sentado no Parlamento Nacional, algo que não acontecia desde 2005.
O PSD foi o grande vencedor do concelho da Mealhada, numa eleição que foi de um grande deslize para partidos que em 2009 ocuparam o primeiro e o terceiro lugares das formações mais votadas. O PSD teve apenas mais 210 votos do que o PS, mas a verdade é que conquistou mais 1012 votos do que nas últimas legislativas, em 2009.
Se olharmos para as votações das freguesias chegamos à conclusão que foi a diferença de votos que o PSD alcançou na freguesia da Mealhada (279 votos, 13,4 por cento da votação) que permitiu a vitória concelhia. O PSD apenas venceu na freguesia da Antes, de Ventosa do Bairro e na sede do concelho, mas foi também nestas duas últimas que o diferencial de votos entre os dois maiores partidos – com vantagem para o PSD – foi maior. A diferença de votos em Ventosa foi de 136 votos (24,5 por cento).
O PS ganhou em todas as outras freguesias e nalgumas por uma margem quase mínima. Na freguesia de Barcouço, por exemplo – que alguém já chamou de “Aldeia Vermelha” – o PSD perdeu para o PS por apenas 10 votos (um por cento da votação). Na Vacariça, que já foi noutros tempos um bastião do PSD, os social-democratas perderam por apenas 25 votos (2,5 por cento da votação). A freguesia onde o PS mais vantagem teve sobre o PSD foi em Casal Comba. Nesta freguesia, o PS teve mais 101 votos do que o PSD (6,8 por cento).
A freguesia de Luso era um foco de atenção nestas eleições. Luso é a freguesia onde a diferença de votos entre o PS e o PSD costuma ser muito acentuada. Desta vez, com um candidato a deputado lusense, a diferença diminuiu acentuadamente e cifrou-se em 50 votos (3,8 por cento da votação). A este propósito lembremos que em 2011, o PSD conquistou em Luso mais cem votos do que em 2009.
Se compararmos os resultados da eleição de 2011 com as de 1999 e de 2002 – altura em que se verificava a candidatura de deputados do concelho da Mealhada – verificamos que a votação do PSD foi bastante mais significativa agora do que em 2002 (com a segunda candidatura de Breda Marques), mas bastante aquém da do PS 1999 (com a candidatura de Rui Marqueiro e Breda Marques).