91.

Sou um aficionado nas efemérides. Apanhei esta mania com um amigo que por sua vez já tinha sido influenciado… Tento acompanhar cada efeméride e este blogue deve-se muito a essa mania. Talvez por isso tenha curiosidade em saber quem é que estipula estes dias… Os dias nacionais, por exemplo, sei que nascem maioritariamente por vontade parlamentar. Ficará para a posteridade o episódio do Dia Nacional do Cão…
E mais do que arranjar um motivo que preciso de evocação é preciso arranjar uma data que se coadune… A deputada Ana Manso, por exemplo, propôs a criação do Dia Nacional dos Avós, para 26 de Julho, dia de Sant’Ana, que a tradição diz ser mãe de Maria e, portanto avó de Cristo. Ainda somos, afinal um estado laico, apesar de haver quem queira acabar com as orações na gramática e na TLEBS (terminologia linguística)…
Quem escolherá, dentro das organizações internacionais os dias eurospeus, mundiais e internacionais, aliás que diferença existe entre um ia mundial e internacional…
Hoje como se sabe é Dia dos Namorados … e com laicidade comemoramos o dia de um tal Valentim que, segundo a lenda, era um padre que, no século III d.C., casava, em segredo, os jovens pares de namorados… toda a gente sabe o resto da história. E provavelmente os que ainda lerem isto à hora que escrevo provavlemente não têm mais nada que fazer… e isso é chato…
Mas será que alguém me explica em honra de que santo é que alguém escolhe, para o dia de hoje, a comemoração do Dia Europeu da Disfunção Eréctil? Como é que é possível? Comemora-se o principal pesadelo que um homem pode ter especialmente no dia de hoje! Eu imagino como terá sido o jantar romântico do técnico de saúde que andou hoje o dia inteiro a sensibilizar a malta para a disfunção eréctil… ou como esse mesmo técnico terá abordado os jovens casais que passeavam, de braço dado, pela rua…