[242.]

*

O dr. Luís Filipe Menezes tem um blogue. O blogue tem o seu nome e os postes indicam que é Luís Filipe Menezes quem os coloca. Até aí nada de mais. Só que o Jornal Público descobriu que o presidente da Câmara Municipal de Gaia, que é também candidato a presidente do Partido Social-Democrata e consequentemente candidato a primeiro-ministro, andou a plagiar textos. E a partir daí é que o rídiculo se instala!
Em primeiro lugar porque, afinal, o blogue de Luís Filipe Menezes, uma figura pública nacional, um médico, um político, um homem do norte, um anti sulista e anti liberal, é, afinal, de uma pobreza franciscana atroz. Depois porque, segundo o que foi divulgado pela Lusa e pelo semanário Sol, “O blogue é gerido (leia-se escrito?) por um assessor do presidente da Câmara de Gaia, actualmente de férias no estrangeiro”. Ou seja é uma mentira. Um menezista assalariado da Câmara (provalemente militante da JSD) que promove a imagem do patrão – «Este não é um blogue da candidatura, nem de campanha, é um blogue pessoal que Luís Filipe Menezes já tem há bastante tempo» – provavelmente enquanto devia estar a trabalhar para o município, escreve em nome do presidente uns textitos para ele parecer culto e interessante. Como está de férias no estrangeiro, não está para se chatear, e o patrão está em campanha, vai copiando uns textecos da Wikipédia…
Diz uma fonte da candidatura de Menezes a líder do PSD que: «Quem lê esses textos, percebe perfeitamente que não são da autoria de Luís Filipe Menezes»…
Rídiculo!