Quando há uns dias o Miguel me apareceu com uma caixinha de papel a pedir uma moedinha para “os meninos que não tinham família” eu dei, mas achei que era uma (boa) iniciativa do jardim-de-infância dele, mas não valorizei. Quando hoje de manhã soube que era o tal dia em que os miúdos iam de pijama para a escola… também não valorizei, para além de me rir do ridículo e de brincar com a ideia de que… “qualquer dia fazemos isso também na EPVL”… para os que dormirem de pijama…
Mas afinal a coisa é muito mais complexa, interessante e digna de elogio.
Há, efectivamente o Dia Nacional do Pijama e tem uma mensagem bonita e muito importante, a de ensinar as crianças mais pequeninas a serem solidárias. O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 10 anos (neste ano de 2015, foi alargado às crianças do 1.º ciclo), nas escolas e instituições participantes, de todo o país – ou de países onde há portugueses -, vão vestidas de pijama para a escola e passam, assim, o dia, em actividades educativas e divertidas até regressarem a casa.
O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras podem também organizar, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de actividades lúdicas e educativas propostas pela Missão Pijama.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que “uma criança tem direito a crescer numa família”.
O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama.