Odorico Paraguaçu classificar-me-ia como um “Santiaguista juramentado”. E posso gabar-me (?) de fazer parte, desde 28 de junho de 2011, confrade numerário da Archiconfradia Universal del Apostol Santiago – uma associação de leigos fundada em 1499 pelos Reis Católicos com a autorização do Papa Alexandre VI.
Hoje é Dia de São Tiago, Maior. O Apostolo São Tiago, Bonaerges – Filho do Trovão, Patrono das Espanhas e o explorador/evangelizador do fim do mundo.
Dom Julían Barrio, Arcebispo de Compostela, na homilia da celebração da solenidade do Apostolo, na Catedral que comemorou em abril passado 800 anos, declarou, hoje: “Es necesario crear puntos luminosos de humanidad nueva, pero no vamos a encontrar los elementos necesarios para superar la crisis si no cambiamos en nuestro interior con una actitud de conversión”.
“É necessário criar pontos luminosos de humanidade nova”, disse o arcebispo compostelano, numa linguagem particularmente jacobeia. Caminho de Luz, Campo da Estrela (Campus Stellae) são elementos essenciais na simbologia e na iconografia do apóstolo peregrino.
“Mas não vamos encontrar os elementos necessários para superar a crise, se não mudarmos o nosso interior com uma atitude de conversão!”, disse ainda Dom Julían Barrio, usando a velha conclusão do peregrino de Santiago que encontra sempre a resposta em si, sempre em si.
_________________________