Madiba (Nelson Mandela) fez hoje 93 anos.
É um homem especial. É um marco essencial na humanidade. Foi um homem oprimido, torturado, vencido! Pela perseverança resistiu e venceu. Quando subiu ao poder não se vingou. Libertou e fez a Paz.
Madiba é um ser humano especial, não só pelo que foi capaz de fazer, mas pelo que foi capaz de evitar. E pelo que foi capaz de aplicar.
Só há muito poucas semanas é que descobri o seu segredo. Chama-se Ubuntu! E foi com o Ubuntu que Mandela e Desmond Tutu salvaram a Africa do Sul do seu próprio destino, da inevitável justiça dos vencedores que agora antigos vencidos oprimem os antigos opressores, matam os assassinos e chacinam os genocidas. Africa do Sul e Mandela e Tutu, conseguiram evitá-lo… com o Ubuntu.
Ubuntu é uma filosofia africana ancestral que assenta numa frase simples: “I am because you are”. Eu sou porque tu és, eu sou o que nós somos! Todos estamos ligados uns aos outros, pelo elo sagrado da humanidade. E é essa humanidade que nos une que faz de nós humanos. Se quebrarmos a ligação aos nossos semelhantes, perdemos a humanidade e deixamos de ser humanos, para passarmos a ser coisas…
Não podemos ser felizes quando os outros são infelizes e estão deprimidos. Todos estamos malnutridos se um dos nossos tem fome. Porque a nossa felicidade está na felicidades dos outros.
umuntu ngumuntu ngabantu
Uma pessoa é pessoa através dos outros