Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir uma da outra – vivendo um dia de cada vez, desfrutando um momento de cada vez, aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz, considerando o mundo pecador como ele é, e não como gostaria que ele fosse, confiando em Deus para endireitar todas as coisas para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e sumamente feliz contigo na eternidade. Amém.

ORAÇÃO DA SERENIDADE

Reinhold Niebuhr, em 1943.

________

Dia esquisito. Apesar de não haver fortes razões para melancolias, reconheçamos, o sol não amanheceu para estes lados.

A pressa, o trabalho em várias e distintas frentes… um estranho sentimento de solidão, arrefeceu um dia diferente dos meus dias de optimismo!

Entre a melancolia da serra que se sobe e desce para distribuir o FRONTAL, a tristeza de um encontro de antigos combatentes da Guerra Colonial que já não se recordam dos nomes dos que tombaram pela Pátria, e a apatia dos miudos que parecem abster-se de viver… Valeu a Promessa do Trindade, num dia em que mais um dos “irredutíveis” vestiu a camisola e impôs o lenço verde do Serviço!

Foi com muita alegria que foi ao Trindade que, pela primeira vez, aceitei uma promessa de dirigente do CNE.

A noite no meu Castelo, aqueceu o coração. E a certeza de que somos mais felizes ao lado dos que mais amamos – mesmo que durmam deliciosamente aqui ao lado sem dar conta de nada…
_________________________