A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra entendeu atribuir a Luiz Ignácio da Silva, antigo presidente da República Federativa do Brasil, o título de Doutor Honoris Causa.

O Doutor Seabra Santos, antigo reitor, foi o apresentante do candidato e o Doutor Gomes Canotilho proferiu os elogios.

Lula da Silva – assim garante o DN – disse que o seu doutoramento “honoris causa” é uma “homenagem ao povo brasileiro” pela “revolução económica e social” realizada no Brasil nos últimos oito anos. “Mais do que um reconhecimento pessoal, acredito que esta láurea é uma homenagem ao povo brasileiro, que nos últimos oito anos realizou, de modo pacífico e democrático, uma verdadeira revolução económica e social”, afirmou o ex-presidente do Brasil, ao intervir na cerimónia do seu doutoramento “honoris causa” na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra. Na sua opinião, o Brasil “deu um enorme salto qualitativo no rumo da prosperidade e da justiça”, deixando “para trás um passado de frustrações e ceticismo”. “Após uma prolongada estagnação, o Brasil voltou a crescer de modo vigoroso e continuado, gerando empregos, distribuindo renda e promovendo vasta inclusão social”, acrescentou Lula da Silva.

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra é, provavelmente, a mais elitista escola universitária portuguesa. Digo-o por experiência própria, sou um antigo aluno. Mas reina entre os sábios mestres a doutrina do self-made man.
Ou seja, não é uma escola elitista por admitir uma determinada classe de alunos, não o faz, mas porque entende receber os alunos mais brilhantes e deles fazer os melhores cidadãos da Pátria. [Lembro-me de no dia em que como caloiro fui apresentado à Academia, me ter sido dito que, como aluno da FDUC, eu passava a ser um dos garantes da Democracia em Portugal].
A maior parte dos professores da Faculdade e dos seus alunos mais brilhantes foram alunos provenientes de famílias pobres ou muito modestas do interior do País. Alunos que com o trabalho e o estudo singraram na vida académica e se tornaram homens excepcionais. Lula da Silva, o metalúrgico que “virou” presidente de um país com 190 milhões de habitantes, acaba por ser o protótipo de um tipo de Homem que a FDUC procura produzir e elogia de sobremaneira. Lula é o presidente que muitos dos alunos e docentes da FDUC, ao longo de muitos séculos, poderiam ter sido ou sonham ser. Alguém que pelo mérito e pelo trabalho sobe a pulso a escadaria da glória.
_________________________