João Armando foi eleito para o Comité Mundial do Escutismo
O João Armando foi eleito, há poucos minutos, para o Comité Mundial do Escutismo. Isso torna hoje um dia importante para o Corpo Nacional de Escutas e para o Esutismo Português.
O João Armando é uma personalidade marcante para uma geração de jovens portugueses e uma inspiração para muitas pessoas.
Ele personifica uma maneira de estar na vida marcada pela ousadia, pela vontade de fazer diferente, de tornar possível. Um modo de estar e de ser nem sempre compreendido, quase nunca consensual, mas sempre marcado pela justiça, pela clareza de opções, pelo esforço de serviço, de facilitar, de ajudar, de melhorar.
O João Armando é um guru. Para uma geração de dirigentes do CNE (onde me incluo), e especialmente na Região de Coimbra, o João Armando é alguém que nos apresenta um modelo de liderança carismática, uma liderança com propósito, uma liderança ao serviço dos outros.
E só assim se pode ser dirigente de uma associação como o CNE. Uma associação de serviço aos jovens. Só a inspiração dos jovens pode fazer mudar o mundo. E o João Armando é assim. Muito do que o CNE tem de inovador, de pioneiro, deve-se – directa ou indirectamente – a um homem que é, também, um pai dedicado, um bom amigo, um professor carismático, uma pessoa serena e incisiva, uma personalidade ousada e jamais resignada.
O João Armando é um Mourinho que ousou – não treinar jogadores de futebol – …mas ajudar os jovens portugueses e do mundo a fazerem do mundo um lugar melhor!
Discurso de apresentação da candidatura, ontem, em Curitiba, no Brasil,
na 39.ª Conferência Mundial do Escutismo.