Às segundas-feiras, n’O fio dos Dias, é Luna Dies – Dia da Lua e dia de colocar uma fotografia especial. É assim porque na história do “dar nomes aos dias” a Lua é quem manda à segunda-feira. Se o primeiro dia da semana é do Sol, o segundo é da Lua. Em Inglês é Monday = Moon Day, por exemplo, como poderia citar o Lundi francês ou o Lunes espanhol.
Hoje, 12 de Abril, é segunda-feira. Mas é uma segunda-feira especial. E especialmente lunar…
Em 12 de Abril de 1961, o soviético Yuri Gagarine foi o primeiro cosmonauta, o primeiro homem a passar para além do céu, a ir ao Espaço. É por isso que hoje, na Rússia, é Dia do Cosmonauta e se assinala a “Yuri’s night”.
Yuri Gagarine (1934-1968) foi o primeiro homem a ver a Terra e são-lhe atribuídas as seguintes declarações: «A Terra é azul e olhei para todos os lados e não vi Deus!»
Foi na sequência desta conquista soviética que John F. Kennedy proferiu o célebre discurso na Universidade Rice e que é por muitos considerado como a intervenção que prova e faz de Kennedy um grande estadista. Em 1961, Kennedy declarava ao Mundo que antes do fim da década um americano pisaria a Lua e regressaria a casa são e salvo. «We choose to go to the moon. We choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard» (Pode ouvir-se AQUI)
E a verdade é que em 20 de Julho de 1969 a Apolo 11, com um escuteiro lá dentro – Neil Armstrong – pisava a superfície lunar, no ‘Mar da Tranquilidade’ e lá deixava uma placa onde se pode (?) ler: «Here Men From Planet Earth First Set Foot Upon The Moon. July 1969 A.D. We Came In Peace For All Mankind»
E tudo graças (também) ao Gagarine. O “pequeno passo para o homem” começou com ele!