12 de Março, quinta-feira
EUROPA – Diz hoje o Público que o primeiro-ministro da República Checa, Mirek Topolanek, o líder da oposição britânica, líder dos conservadores e, ao que tudo indica, futuro primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e ainda os manos Kaczyński – o mano-presidente Lech, e o mano-líder da oposição Jaroslaw -, vão abandonar o Partido Popular Europeu para fundar um partido eurocéptico! Que os manos polacos era do eurocontra, já se sabia, que os britânicos, e especialmente os conservadores, eram euro-desconfiados também já se conhecia… o estranho é o Topolanek… não é por mais nada senão pelo facto dele, neste momento, ser o presidente da União Europeia, em exercício. Fica-lhe mal assumir-se como tão eurocéptico a ponto de fundar um novo partido estando, precisamente, ao leme da União.
FREITAS PROVEDOR – Fala a comunicação social de que Sócrates sugeriu a Ferreira Leite o nome de Freitas do Amaral para Provedor de Justiça. Não me parece mal. Em primeiro lugar porque se resolvia bem este problema escabroso de não conseguirem substituir um titular de um cargo público em oito meses. Depois porque entendo que está mais que provado que há todas as vantagens em ter os Senadores da República à mão de semear!
JORNALISTA – Esteve hoje no Jornal da Mealhada uma turma de alunos do nono ano da Escola Secundária da Mealhada. São alunos de um curso de comunicação e afins e, entre outras questões, quiseram saber que características são necessárias para se ser bom jornalista. Respondi-lhes que não sabia responder, porque também não sabia bem o que era um BOM jornalista. Acrescentei dizendo-lhes que lhes poderia dizer o que é preciso se ser jornalista do Jornal da Mealhada… 1 – Saber escrever em Língua Portuguesa (não é tão fácil quanto possa parecer); 2 – Ser uma pessoa educada e capaz de transmitir uma boa imagem do Jornal; 3 – Ter coragem para não temer qualquer trabalho ou situação; 4 – Ter perspicácia para saber ler uma noticia numa conversa ou numa qualquer situação; 5 – Gostar do oficio e do concelho da Mealhada.