*
Hoje…
*
Assinala-se o Fim do Ramadão — (Chamado de ‘Ida l Fitr’). A wikipédia diz que: «Id al Fitr – Eid ul-Fitr (Árabe: عيد الفطر) – quer dizer “o banquete do término do jejum”. No encerramento do mês do Ramadão, no primeiro dia do mês de Shawwal, é um feriado celebrado durante três dias. Banquetes são servidos, presentes são trocados, roupas novas são vestidas. Amigos e familiares rezam em congregação e fazem banquetes. Em muitas cidades islâmicas grandes festividades são realizadas para celebrar o ‘Id al Fitr.Está prescrito nesta festa a prática da Zakat al fitr, doação de esmolas da quebra do jejum».
Curiosamente, ou não, para os judeus hoje é, também, dia de festa. Roch Hachanah — O Ano Novo Judaico de 5769.
pelo mundo…
Bangladesh — Durga Puja (Saptami)
China
Dia Nacional
Fundação da República Popular da China, em 1949
Chipre — Dia da Independência — Independência do Chipre e, 1 de Outubro de 1960 depois de negociações entre o Reino Unido, a Turquia e a Grécia
Iraque — Eleições nas províncias
Israel – Fast of Gedaliah
Kuwait — Dia do Funcionário Público
Mianmar — Feriado
Nigéria — Independência da Nigéria, do Reino Unido, em 1960
Uzbequistão — Dia dos Professores
Ruanda — Dia dos Patriotas
São Marino — Dia da Investidura de um novo Regente
Tuvalu — Dia Nacional — Em 1974, os polinésios votaram pela separação da Micronésia das Gilbert Islands. No ano seguinte as Ellice Islands decidiram constituir-se como a Colónia Britância de Tuvalu. Em 1 de Outubro de 1978 tornou-se independente.
Ilhas Palau – Independência
Camarões — Dia da Unificação
Na Roma Antiga: Festival de Fides, deusa da palavra e do destino
Dia Nacional da Água
Dia Internacional do Guaxinim
Dia Internacional do Idoso
Dia Internacional da Música (Dia de Santa Cecília)
Há quem diga que Pedro Hispano, o Papa João XXI, foi o único papa português. A informação está tecnicamente certa… Mas em 366, no dia 1 de Outubro, era eleito o 37.º sucessor de Pedro, Dâmaso I. Não era português, é certo, até porque Portugal não existia. Mas Dâmaso nasceu em Idanha-a-Velha, uma terra das minhas raízes, e não posso deixar de sentir afinidades com ele. De Idanha-a-Velha para Roma… Foi um papa importante e tenho, por isso, de sentir orgulho pelo homem!