*

É a isto que se chama carisma. Não é?

*

*
Mealhada, 24 de Setembro de 2008… Hoje
*
António Lousada terá sido convidado para assumir o comando dos Bombeiros Voluntários da Mealhada algures no segundo trimestre de 2007. Foi divulgada a sua aceitação em Junho do mesmo ano. Assumiu o comando de forma mais ou menos formal em Dezembro e tomou posse efectiva, com pompa e circunstância, em Fevereiro de 2008.

No dia de hoje, pouco mais de um ano passado sob o dia em que os bombeiros souberam que ele iria ser o comandante vemo-lo a correr pelas ruas da Mealhada, agora sem ser sozinho, com os seus bombeiros.

Lousada nunca tinha sido bombeiro. É um militar que assumiu o comando da corporação sabendo que toda a gente iria estar a vigiá-lo para atestar se trataria o corpo activo como um pelotão de militares ou de voluntários de soldados da Paz.

Hoje, aprece-me que passou o teste. Conseguiu agarrar as pessoas. Conseguiu po-los a correr na floresta. Conseguiu fazer-se respeitar pelo gesto e pelo exemplo. E hoje vemo-lo a correr, a ser seguido pelos seus homens. Quem diria que estes homens (e mulheres) o fariam? Fa-lo-iam com outro comando?

Alguém é capaz de dizer que isto não é carisma?