Hoje…

… é, também, dia especial no BURUNDI… assinala-se a o dia 18 de Setembro de 1961, dia em que, como resultado das eleições legislativas o partido UPRONA – Union pour le Progrès National – ganhou 58 dos 64 lugares do Parlamento.
*

O UPRONA foi um partido formado em 1958 pelo Principe Louis Rwagasore, que depois liderou o partido.
O Burundi, em resultado da Conferência de Berlim tinha-se tornado parte da Alemanha. Depois da I Guerra Mundial, como despojo, unificou-se ao Ruanda e passou para a Bélgica. Foi da Belgica até 1946, quando passou a ser da ONU(!!!), mas continuou a ser uma monarquia Tutsi – a minoria privilegiada da população.
Rwagasore era Tutsi e o filho mais velho de Mwami Mwambutsa, o rei constitucional, ou seja era o principe herdeiro do reino do Burundi. Desta vitória, do UPRONA, em 1961, resultou que passaram a integrar o Parlamento, pelas listas do UPRONA, vinte e dois deputados Hutus – da maioria da população.
Rwagasore representava grandes aspirações na população, era grande apoiante da monarquia, tomou posse como primeiro-ministro, tomou posse, mas acabou assassinado em menos de um mês… a 13 de Outubro.
A crise entre Tutsis e Hutus agravou-se desde aí, e nunca mais recuperou. Em 1 de Julho de 1962 o Burundi torna-se independente e em 1966 é derrubada a Monarquia…

Mas os Hutus continuaram (e continuam) a levar na tarraqueta!
*
… é, também, o DIA NACIONAL DA MÚSICA DO AZERBEIJÃO e dia de ELEIÇÕES LEGISLATIVAS no VANUATU
*
… Para quem não tem o que fazer esta noite…

– Lembramos que começa hoje o HELSINKI INTERNATIONAL FILM FESTIVAL – LOVE & ANARCHY. De qualquer forma, se não puderem ir hoje o festival só termina a 28.
*
– Em San Sebastian, ou melhor em Donostia, no País Basco, ou melhor em Euskal Herria, tem lugar, também, o DONOSTIA ZINEMALDIA, ou melhor o Festival de Cinema da cidade… até dia 27. Parece que o Almodovar vai entregar o prémio maior do festival a António Banderas… É o castelhanismo no seu melhor!
*
– Para os amantes da música, realiza-se em Guernesey, ilha no Canal da Mancha, o 4.º Festival Internacional de Música Vitor Hugo. O festival vai de hoje até 28, e começa, hohe às 20h com um espectáculo “performed by the musicians, dancers & singers of Group Folkloric of Centro Desportivo e Cultural Portugues”… O concerto é no Princess Royal Centre for Performing Arts a entrada é de £10 (só?) e os estudantes não pagam…