[471.]
Catarina de Bragança
Vila Viçosa 26 de Novembro de 1638 – Lisboa 30 de Novembro de 1705
*
Catarina era filha de D.João IV, o rei restaurador. Irmã de D.Afonso VI, que acabou por ser afastado do trono, e de D.Pedro II. Catarina chegou mesmo a ser regente do reino por duas vezes. Catarina, ainda muito jovem, foi prometida a muitas cabeças coroadas da Europa mas casou-se em 1661 com Carlos II de Inglaterra, da Casa dos Stuart. No dote, para Inglaterra, Portugal cedeu Tanger e Bombaim. Catarina nunca chegou a dar a Carlos II um herdeiro nem nunca ganhou a simpatia nem a confiança da corte inglesa. Para além de fervorosa católica – numa corte anglicana – Catarina era feia como os trovões.
Mesmo assim Catarina introduziu na corte inglesa o chá, o tabaco, a geleia de laranja e ensinou aos bifes que comer com garfo era mais prático do que com as mãos…
Enviuvou a 16 de Fevereiro de 1685 e anos depois, durante a Revolução Gloriosa, regressou a Portugal. Atravessou a Espanha e até pensou passar no Convento do Buçaco… A nascente da Cerca chegaram a abrir uma porta, que foi entaipada durante séculos, depois aberta outra vez e que hoje se chama Porta da Rainha. Mas acabou por não vir.
A simpatia que os colonos americanos tinham por Catarina fizeram com que atribuissem a designação de Queens a um dos cinco bairros de Nova York.
* *
*
Afonso VI
A história da geleia de laranja não está comprovada. Por essa altura já se fazia marmelada nos conventos nacionais e pensa-se que terá sido esse o doce que levou. Como os ingleses não tinham nome para a compota de laranja que por lá se fazia, adoptaram uma corruptela do termo: “marmalade”.
Mas as duas versões carecem de rigor histórico.
Afonso VI, naturalmente, peço desculpa.