*
Voltei de férias. Foram espectaculares – melhor estragaria, já o disse – e não me queixo de terem sido curtas. Mas continuava mais uns diazitos. Fui passar o revelhão ao estrangeiro e esqueci-me de deixar aqui o deve e o haver do ano que passou. Por isso, aqui vai, mesmo com atraso! Apesar de tudo já verti a minha opinião a este respeito no programa “Impressões”, da RCPfm, em 30 de Dezembro.
*
O melhor de 2007
*
Figuras do ano
*
NICOLAS SARKOZY
Eleito presidente da França, contra Segolene Royal, depois de ter sido o mais detestado ministro do Interior de que há memória, que chegou a insultar os habitantes dos bairros mais desfavorecidos.
*
Também
AL GORE
Prémio Nobel da Paz de 2007, protagonista do documentário “Verdade Inconveniente”, vencedor de um Óscar, capaz de criticar publicamente e no estrangeiro a política americana.
HUGO CHAVEZ
Presidente da República Bolivariana da Venzuela, protagonista de imensos casos durante o ano.
*
Figuras nacional do ano
*
JOSÉ SOCRATES
Presidente do Conselho Europeu e Primeiro-ministro de Portugal
*
Também
LUÍS FILIPE MENEZES
Eleito presidente da Comissão Política Nacional do PSD, contra todas as expectativas.
JOE BERARDO
O novo rico capaz de dar cultura ao país e rigor a um banco
*
Figuras local do ano
*
CARLOS CABRAL
O Presidente da Câmara da Mealhada resistiu a um ano em que o céu pareceu desabar-lhe na cabeça com guerras e guerrilheiros em todas as frentes. Um anno horribilis possivelmente tão duro como o de 2001 mas certamente menos dificil que os de 2008 e 2009…
*
Também
RUI MARQUEIRO
Regressado da penumbra para o palco político local durante 2007 assumiu que ao papel de patriarca, conciliador, paternalista quer juntar o de protagonista na decisão.
*
Factos internacionais do ano
*
– Eleição de Nicolas Sarkozy como presidente da França
– Sucessão de Tony Blair e nomeação de Gordon Brown no governo inglês
– Tratado de Lisboa
*
Factos nacionais do ano
*
– Presidência portuguesa da União Europeia
– Descriminalização do aborto
– Regresso de Paulo Portas e Pedro Santana Lopes à ribalta política
– Casos Maddie & Esmeralda & Vanessa
*
Factos locais do ano
*
– Falecimento dos padre Abílio Simões e Virgílio Gomes
– Caso do Carnaval da Bairrada
– A Guerra das Pedras – aquecimento político nos principais partidos concelhios com a abertura de trincheiras e declarações de guerra de Marqueiro contra Cabral e Breda contra Marques.
*
Blogue do ano
*
Trinta e um da armada
*
Blogue local do ano
*
A Milha de Calígula
*
Bloggers do ano
*
Gaius Germanicus
*
Também
Jerico & Albardas
Nos bloggers do ano, falta lá o Canilho, desde a qualidade da escrita à coragem de falar em nome próprio quando ocupa as funções que ocupa. Os meus parabéns ao Gaius, a nosso sempre Jerico e a si.
Caro Tribuno Canilho,
Pela minha parte agradeço-lhe a honra de ser “distinguido”, mas creia que é excesso de simpatia da sua parte.
Das outras nomeações destacaria LUIS FILIPE MENEZES e RUI MARQUEIRO, porque, na realidade, fizeram “figura de corpo presente”, ou seja, sabe-se que existem, mas não se sabe para quê.
Secundava também a nossa amiga comum (espero que ela me perdoe este assomo de intimidade) elegendo-o a si como o melhor blogger. Pela simples razão que soube cultivar uma diferença e não se manteve preocupado com as “audiências”.
Ave Caesar
Gostaria de aproveitar estes “mimos” para também relembrar o amigo Acácio.
Na parte que me toca, agradeço a distinção e só lamento que não haja um prémio bem estaladiço e fumegante para dividir com o Gaius e com o resto da maralha bloguista.
O prémio até pode vir amarelado que a malta não se importa.
Quanto ao Jerico, se bem o conheço, continuará intratável, a zurrar e a dar coices a torto e a direito durante o próximo ano. Isto se tiver tempo, porque palha é coisa que não falta neste concelho para o alimentar.
Aplaudo também a distinção da Milha de Calígula, pela inovação e qualidade que trouxe e que tem contribuido para dar ânimo aos outros blogues locais. O(a)s romano(a)s têm sido bastante acutilantes e divertido(a)s.
Tenho pena que não tenha havido uma maior participação dos “leitores” nestas bloguices e uma maior intervenção de pessoas com o domínio e mestria da escrita, como por exemplo a Lua.
E “prontos”
Um bom ano de 2008 para todos os bloggers e em especial ao Nuno Canilho por estes magníficos posts.
Canilho nem parece teu esqueceres o teu amigo Breda Marques e o seu conta-corrente.
Justiça lhe seja feita porque foi o unico politico do concelho com tal audácia.
Até discordo de muitas posições mas representa uma forma arejada de fazer politica e tem conseguido manter o blog actualizado e com temas bastante oportunos.
Não sei o que o motivou a esquecer este contributo mas soa a questões partidárias e como bom director que é devia saber ser equidistante.
Ó gonçalito!
Quando ninguem fala de nós, temos que ter esse trabalho.
É triste!
Agradeço, mas as minhas opiniões sobre este assunto são as que apresentei.
O Breda é uma verdadeira anedota…o Canilho não fala dele e ele trata de fazer um comentário insuspeito.
Eheheheeheh…