23 de Agosto de 1819
*
Nascia, nos Moinhos do Reconco, na Mealhada,
António Augusto da Costa Simões,
porventura o mais notável mealhadense de todos os tempos.
**
Para todos aqueles que pensam que a história do concelho da Mealhada só começou quando nasceram e que os seus proveitosos feitos são sempre os maiores e os melhores de todos os tempos, convém conhecer atentamente a história de vida deste homem. Para aprender alguma coisa sugiro a leitura do livro de Nuno Salgado: “O Professor Doutor Costa Simões, o passado como exemplo no futuro”, lançado em 2003 aquando das comemorações do primeiro centenário da morte de Costa Simões. Para os mais desatentos é de Costa Simões o busto que, desde 1928 e por iniciativa de Adelino Melo, está no centro do Jardim Municipal da Mealhada – hoje até lá poderia ter sido colocada uma coroa de flores, digo eu -.
Para não ser maçador e tirar ao leitor a oportunidade de ler o livro de Nuno Salgado apenas deixo uma pequena súmula dos cargos que desempenhou Costa Simões, que nasceu no Reconco e morreu na Quinta do Murtal, bem no centro da Mealhada.
Foi médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (a sua imagem está no frontespício do edificio), fundou a primeira escola de enfermagem do país, escreveu 56 obras cientificas, foi administrador dos Hospitais da Universidade de Coimbra e do Hospital da Misericórdia do Porto. Foi Reitor da Universidade de Coimbra, foi presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Deputado nas Cortes, Vice-presidente das Cortes e Par do Reino. Foi grande impulsionador dos Banhos do Luso, promotor da construção do ainda edificio dos Paços do Concelho. Para além do livro “Notícia sobre os Banhos do Luso” escrevu ainda “História do Museu da Vacariça e da Cerca do Buçaco”, entre outras obras de natureza historiográfica.
*
*
Mas hoje é também:
*
*
– Dia do Artista.
– Dia da Infância.
– Dia da Libertação da Roménia (1944)
– Dia Internacional de Recordação do Tráfico de Escravos e sua Abolição (UNESCO)
– Dia de Luta contra a Injustiça
– Dia da Infância.
– Dia da Libertação da Roménia (1944)
– Dia Internacional de Recordação do Tráfico de Escravos e sua Abolição (UNESCO)
– Dia de Luta contra a Injustiça
Não é poderia, é deveria ser colocada uma coroa de flores no pé da sua estátua.
E quanto aos banhos do Luso, basta ver o estado a que chegaram para aferir da competência dos contemporâneos face à dos de antanho.