*
O sitío brasileiro Estadão – do jornal O Estado de São Paulo – decidiu promover uma campanha contra os blogues. Pelo que se pode perceber os responsáveis pelo jornal (e pelo sítio) estão incomodados com o facto de muitas pessoas preferirem usar os blogues como meio privilegiado de informação, em detrimento dos jornais.
A guerra instalou-se e é deliciosa… Surreal, ao melhor estilo brasileiro. Com salero, represálias, muito humor e demagogia. A não perder…
Estão aqui as imagens publicadas n’ O Estado de São Paulo, como publicidade, que deram início à polémica. Mas até há imagens televisivas. Para saber mais sugiro que comece por aqui e depois siga para aqui. E depois é sempre a subir!
*
Giro, mas há um erro lógico crasso nesta “publicidade”: também não conhecemos o rosto de todos os nossos jornalistas. Aliás, o erro ainda é maior, quando com isto se pretende dizer que as pessoas devem exigir rigor na informação a que acedem: afinal o que conta é o rigor da informação e conteudo ou a imagem de quem a transmite?
Este “mostrar o rosto” apenas cega com luz, porque não nos permite tirar nada de concreto. Veja, por exemplo, a moda de colocar a fotografia dos escritores nos seus livros: não serve apenas para que as pessoas reconheçam os escritores, mas para dar um rosto ao livro, mesmo que seja um livro de ficção. Qual é o interesse? Só néscios é que compram livros porque os autores são giros e/ou interessantes. da mesma forma, para a informação e debate.