.
E vejam lá que hoje, que
é o último dia de campanha eleitoral para a Madeira e para França,
é o dia em que Tony Blair apanhou mais uma abada perdendo 545 lugares nas eleições locais e permitindo que o Partido Nacionalista Escocês ganhasse o Parlamento escocês,
é também o dia em que, em 1455 nasceu D.João II – provavelmente o maior português de sempre -,
em 1818 nasceu Karl Marx – provavelmente o inglês mais citado do séc.XX -,
em 1821 morreu Napoleão Bonaparte – um francês com mau feitio – ,
e ainda em 1989 se deu o famosissimo Massacre de Tianamen!
Um dia inesquecível!
Então Karl Marx era inglês?
Francamente Canilho…o homem era alemão!
Um dia destes vais dizer que o teu líder Carlos Marques é de Sernadelo…
É verdade caro anónimo. Peço desculpa. Karl Marx, apesar de ter morrido em Inglaterra, era alemão.
Quanto ao resto, para grande pena dele, com certeza, a pessoa a quem se referiu não é de Sernadelo
Nuno não te preocupes com estes comentários sem gosto… é sinal, q os “anónimos” têm gosto e atenção em ler o q escreves!
E já agora aproveito para dizer q para mim alguém q assina em anónimo é COBARDE. E cobardia é o adjectivo mais horrivel q uma pessoa pode ser…
‘Biba’ “O fio dos dias”!
Meu caro e ilustre tribuno,
Ter o “patriarca” do socialismo como seu cidadão, não orgulharia a Grã-Bretanha.
De igual forma, não seria motivo de orgulho para Sernadelo que alguém “imbuído dum espirito narcísico” por lá pernoitasse.
Quanto a ele ser teu líder, sei que não nos desiludirias a esse ponto.
Ave Caesar
Caro gaius, uma das mais importantes perspectivas sobre a realidade da economia polótica da Inglaterra é de Marx, que teorizou sobre a revolução industrial. Além desta, Marx é ainda um dos grandes pensadores sobre a filosofia alemã (na tese contra o idealismo de Hegel, tese que, apesar de brilhante, parte de um erro de interpretação de Marx) e do socialismo revolucionário francês. Ler Marx não é fácil e mais difícil é rotulá-lo. Marx tem, como todos os grandes pensadores, um contexto histórico e social, que ele tão bem analisou. limitá-lo a uma paternidade (que ele não escolheu, mas cujos “filhos” adoptaram – são coisas diferentes) do socialismo é redutor do seu pensamento e obra. Aliás, Marx influencia a filosofia, a sociologia, a economia e a política contemporânea em qualquer quadrante político. Faz-me confusão que o senhor, sendo de esquerda (não pretendo ofendê-lo) ou de direita, não compreenda que Marx não é de um partido ou cor política, mas do mundo (basta-lhe ler a biografia)
Só mais uma coisa, quando fala da “paternidade” socialista, lembre-se que essa “versão” não é apenas Marx mas também Engels…Já leu? è que uma coisa é o pensamento, outra é a interpretação e o uso prático deste.