De certeza que sim. Uma cópia (ainda) pobre, mas certamente cheia de arrojo e vontade de quere ser melhor. Podemos não concordar nesta semelhança, mas se a adoptámos é para sermos bons. A brasileirazação do Carnaval da Mealhada é um factor de diferenciação que em termos de marketing é fundamental. Estou convencido que há diferenças grandes entre as várias escolas. Foi essa diefernça que fez com que todo o carnaval melhorasse. Estou convencido que o concurso entre as escolas de samaba é o contributo que a modernidade exige. Ouvir escolas dizer que aprenderam com as regras do concurso deixa-me pessoalmente muito contente…
Mas isso não basta. Eu se pago bilhete quero ver um bom espectáculo! Lamento que seja da parte dos artistas que a resistência à qualidade seja mais visivel…
Ao contrário dos brasileiros gostamos pouco de ser avaliados, que digam que falhamos e que não somos os melhores do mundo…
Feliz Carnaval!
Daqui a uns anos vao lembrar-se destes dois que passaram e do quanto este concurso foi importante no carnaval da Mealhada! Mais uma vez elogio-te pela iniciativa q tiveste… pena ter sido feita nesta cidade, q de Carnaval pouco ou nada percebe!
A iniciativa é boa, pena é uma serie de aspectos negativos…
Não querendo por em causa os juris de tal iniciativa, acho que dentro do 30 havia demasiadas ligações as escolas da Mealhada(Batuque, Socios)…
E não me venhas dizer que havia pessoas de fora da mealhada, pois havia, mas o problema é que se calhar estavam condicionadas a votar dentro das notas dos outros júris…
Ninguem tem duvidas que os Socios são os melhores, mas caso estivessem um pouco abaixo do que sabem bem fazer seriam eles sempre a ganhar esse concurso.. Num cenario imaginavel mesmo com a participação da escola campeã do carnaval do rio, no carnaval da mealhada os Socios/Batuque seriam sempre 1 e 2 classificados alternado em alguns anos….
Acho que concurso realmente dito e do 3º para baixo pois o 1 e 2 já tem dono…
Atenção que é so uma opinião, e não quero ferir os juris, que são todas pessoas de bem.
Mas é a ideia da opinião pública
A iniciativa realmente é boa não há duvidas mas a uma certa suspeição quando elementos de algumas escolas ajudam na elaboração dos resultados….
Que mesmo assim continue… e que haja juris sejam indicados pelas escolas, e quando fosse avaliar não dava nota a sua escola…
Parabens, pela emoção criada e pelo iniciativa que mesmo com as criticas deve continuar, porque as critas ajudam a melhor o concurso e o carnaval…
E criticas há em tudo….
Cumpts
O Mealhadense
Fui juri, e de facto os Sócios da Mangueira e o Batuque estão num patamar muito superior às outras escolas. As outras escolas vão ter que trabalhar muito para se colocarem ao mesmo nível. Mas de certo que o Batuque e os Sócios serão um bom exemplo, por isso sugiro às outras escolas que invistam na melhoria. Também fui juri no ano transacto e fiquei com a clara sensação de que todas, as seis, melhoraram este ano.
Desejo que chegue o ano em que os juris sintam grande dificuldade em escolher a melhor escola, o que não acontece de momento.
E garanto que não tenho ligação – apesar de conhecer alguns participantes – a nenhuma das escolas a concurso.
José Augusto Oliveira
Parece-me que o mealhadense não conhece o regulamento do concurso e o manual do jurado. Assim como ele, a opinião pública em geral, que tende a opinar antes de perceber como as coisas funcionam. Não é dificil perceber que os Sócios e o Batuque são as melhores escolas. Isso é óbvio e é uma das razões principais porque há concurso. Devemos fazer algo para que o título de campeão seja discutido a 6 ou 5 ou 4 e não apenas a 2. Negar este facto é partir de pressupostos errados e nada acrescenta ao carnaval da mealhada. Para além disso não é difícil perceber que apesar das sessões de esclarecimento e dos conhecimentos que os jurados possam ter sobre escolas de samba, das justificações que objectivamente procuram dar, serão sempre criticados. Mas isso faz parte!! Até no Rio acontece!! Mas se estão à espera de um grupo de jurados irrepreensivel e intocável para saber qual foi a melhor escola de samba num determinado ano, esperem sentados porque nunca irá acontecer. O que podem ter a certeza é que um corpo de jurados como o que foi utilizado (com as necessárias adaptações e correcções) dará sempre uma opinião mais objectiva e isenta do que qualquer outro critério. O objectivo do concurso é contribuir para a melhoria das Escolas de Samba do carnaval da mealhada, nomeadamente indicando quais os quesitos que devem ter em conta quando se propoem a fazer desfilar uma escola de samba. Sim… porque muitos dos grandes sambistas de algumas escolas de samba da mealhada só aprenderam isso com o concurso. Quanto à ideia de juris indicados pelas escolas isso é desvirtuar o todo o sistema do concurso, uma vez que não acredito que os resultados fossem mais verdadeiros do que os que temos agora. Talvez seja ceder aquela omnipresente tentação de agradar a “gregos e a troianos” e os enviesamentos da pontuação existiriam de qualquer forma. Aguardemos para ver se haverá concurso. E vamos estando alerta para ouvir boas ideias que possam melhorar esta iniciativa. De qualquer forma, mealhadense, obrigado pelo interesse e pela participação. Bruno Peres
Desde já, ficam os parabéns pela organização do evento, que se traduziu, de facto, num desfile com mais qualidade. Em relação ao concurso em si, lembro que toda e qualquer votação tem mais de subjectivo do que de objectivo, mesmo quando impomos, a nós próprios, graus elevados de imparcialidade. Objectividade pura e dura não existe sequer nas investigações da Física e ciências similares. É porque existe este grau de subjectividade que são necessários critérios, os quais existiram e foram o mais, esses sim, objectivos possíveis (e vai o meu aplauso, porque, geralmente, tem-se a ideia que, nas várias expressões artísticas, “os gostos não se discutem” – o que não faz sentido algum). Não compreendo, por isso, onde o mealhadense quer chegar, porque condicionalismos existirão sempre, quer se pertença ou não, emotivamente ou efectivamente, a uma escola. Menos ainda compreendo quando diz serem de “bem” as pessoas que integraram o júri.
Sempre que há concursos em que mérito artistítico é colocado como critério é sempre difícil agradar a todos; infelizmente, vê-se mais estes concursos e festivais como um fim em si mesmo e não como, e parece ser esse o objectivo, meio para melhorar. De qq modo, reintero os meus parabéns pela iniciativa e espero que, para o ano, as escolas que não ficaram em primeiro, lambam as feridas e os tenham no sítio e queiram, de novo, participar.
Bruno Peres:
“Não é dificil perceber que os Sócios e o Batuque são as melhores escolas.” – é a tua opinão e vale como tal. Gostava de saber porque.
“Negar este facto é partir de pressupostos errados e nada acrescenta ao carnaval da mealhada. Para além disso não é difícil perceber que apesar das sessões de esclarecimento e dos conhecimentos que os jurados possam ter sobre escolas de samba, das justificações que objectivamente procuram dar, serão sempre criticados. Mas isso faz parte!! Até no Rio acontece!!”
“enviesamentos da pontuação existiriam de qualquer forma”- Aqui estas a dizer o quê, a concordar que houve notas dadas com o “coração”.
“Quanto à ideia de juris indicados pelas escolas isso é desvirtuar o todo o sistema do concurso, uma vez que não acredito que os resultados fossem mais verdadeiros do que os que temos agora. Talvez seja ceder aquela omnipresente tentação de agradar a “gregos e a troianos” e os enviesamentos da pontuação existiriam de qualquer forma” – Então explica lá porque é que tú(pelo batuque) e o Juvenal(pelos socios), estão ligados ao concurso e elementos de outras escolas não? Porque são colaboradores do JM.
Este assunto levaria a uma discução mais aprofundada, porque sabes que a quem é de fora da mealhada tudo é mais dificil…e tu sabes que sim.
Mas tenho a mesma opinião, que é uma iniciativa de louvar, porque traz emoção ao Carnaval.
Cumpts
O Mealhadense
«”Não é dificil perceber que os Sócios e o Batuque são as melhores escolas.” – é a tua opinão e vale como tal. Gostava de saber porque.»
Face a esta afirmação, constatamos que estamos perante alguém com brandes preconceitos e/ou que não percebe nada de Escolas de Samba.
Como tal e como estás a partir de pressupostos errados damos por encerrado o nosso diálogo.
Para além disso já escrevi (e assinei) o que penso sobre isso (vide jornal da mealhada).
Melhores cumprimentos
Bruno Peres – um dos verdadeiros mealhadenses